quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

CEAV contribui para referências nacionais para prática do psicólogo em unidades de internação do sistema socioeducativo

Na última segunda-feira estivemos no Conselho Regional de Psicologia da 5ª região (RJ) para acompanhar e contribuir na construção dos referenciais para a prática dos psicólogo no sistema socioeducativo/unidades de internação.
A consulta pública é uma metodologia adotada pelo CREPOP (Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas) regularmente para criar de forma democrática e coletiva referências sempre atualizadas para as práticas dos psicólogos em políticas públicas em todo o país. 
O texto é disponibilizado online e os profissionais da categoria contribuem para a avaliação do mesmo, bem como com sugestões.
O CREPOP do CRP05 convidou profissionais para, nesta segunda-feira, encontrarem-se na sede do Conselho para discutir e modificar o texto.
Nossa participação na consulta pública - estive presente como psicóloga do CEAV - foi importantíssma: tal atividade é desdobramento de uma série de visitas que o CEAV fez juntamente com o CRP05, a Comissão de Direitos Humanos da Alerj, o Justiça Global, o Projeto Legal e a AMAR (Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco) em outubro passado. Uma vez mais, constatou-se o já crônico quadro de violações de Direitos Humanos e a lógica punitivo-penal-prisional de tais unidades que denunciam não só a precaridade das estruturas físicas, mas também um sistema que precariza as práticas dos profissionais que ai atuam. E, além disso, pudemos sugerir mudanças fundamentais no texto no sentido de desindividualizar o problema da infração do jovem para contemplá-lo como produção social que, nesse sentido, deve ser enfrentada de forma coletiva e ampliada.
O texto final em âmbito nacional será disponibilizado futuramente e daremos notícias por aqui! Por enquanto, interessados podem acessar o site do CREPOP e dar uma olhada no documento de referência técnica no qual interferimos.

Saudações!
Alice De Marchi Pereira de Souza - psicóloga da equipe do CEAV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário